A importância da ISO 9001
Com a concorrência crescente no mercado global, as organizações estão cada vez mais em busca de um diferencial. Com isso, a qualidade vem sendo um fator determinante para definir o sucesso perante o mercado e não pode ser visto como um custo adicional. Diferentes iniciativas …
Utilizando o 8Quali para atender a ISO 17025
Você já viu nos posts anteriores que um laboratório que atende a ISO 17025 é referência em qualidade na prestação de serviços e entrega de resultados e que, ao atendê-la, a credibilidade aumenta perante o mercado, clientes e fornecedores. A preparação do laboratório para a …
O processo de acreditação na ISO 17025
A ISO 17025 é a mais alta certificação de qualidade para laboratórios e vem sendo adotada no mundo todo com o objetivo de melhorar os sistemas de gestão e das operações técnicas e administrativas. Os laboratórios que apresentam essa certificação têm diversos benefícios, como o …
Gestão da qualidade em laboratórios com ISO 17025
A partir da necessidade de garantir produtos e serviços de qualidade em diferentes áreas de negócio, a ISO (Organização Internacional de Padronização) especificou normas e processos que vieram a ser referência de organização e excelência internacionalmente e uma dessas normas é a ISO 17025. Mas afinal, o que …
Os 10 erros gerenciais mais comuns nas empresas
Qualquer empresário pode cometer erros gerenciais capazes de comprometer o futuro do negócio, o segredo é descobri-los a tempo e redesenhar a empresa e principalmente buscar recursos e opiniões para evitá-los. Muitos são os empreendimentos que sucumbem nos primeiros anos de vida. Hoje cerca de …
Você sabe o que é Histograma?
Considerado uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Histograma, também conhecido como Gráfico de Distribuição de Frequências, é uma representação gráfica para a distribuição de dados quantitativos de acordo com a frequência em que ocorrem. O Histograma foi utilizado pela primeira vez em 1883 pelo …
7 Princípios da Qualidade
É muito importante para o crescimento de uma empresa, ela pensar na qualidade e, muitas vezes quando falamos em qualidade na empresa só se pensa no produto e serviço ( não que não se deva pensar), mas devemos pensar na qualidade no processo num …
8 Passos fundamentais da Gestão de Não Conformidades
A gestão de Não Conformidades (ou Gestão de Ocorrências) visa gerenciar as anomalias ocasionadas nos processos da organização e tem por objetivo controlar e/ou eliminar essas incidências ao longo do tempo. Passo 1: Planejando a gestão de Não Conformidades Para o processo de gestão de …
4 Razões para gerenciar as Não Conformidades
O que são Não Conformidades? São desvios do padrão que estão sujeitos os processos produtivos, administrativos, bem como em prestação de serviço. Essas Não Conformidades devem ser registradas e tratadas de acordo com a definição do SGQ de cada organização. Frequentemente as empresas chamam todas …
Interpretando o Diagrama de Dispersão
Considerado uma das 7 Ferramentas da Qualidade, o Diagrama de Dispersão, também conhecido como Gráfico de Dispersão ou de Correlação, é uma ferramenta que auxilia na melhoria dos processos de produção, sendo utilizada quando se deseja expor o quanto uma variável é afetada por outra, …